Instalações e Ambiente
- Marina Pagliai F. da Luz
- 9 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Durante o manejo de um animal de grande porte como o cavalo, instalações e um ambiente adequados podem fazer toda diferença na segurança do animal e das pessoas responsáveis pelo manejo. Locais com espaço reduzido, tais como corredores estreitos, locais fechados, escuros e apertados, pé direito muito baixo e tipos de piso instáveis ou escorregadios são situações que podem propiciar muitas dificuldades ao manejar o cavalo.
Em muitos casos, o manejo em si não é um problema, mas sim o local em que está sendo conduzido. Precisamos sempre lembrar no instinto de autopreservação dos cavalos e antecipar quais situações que poderiam lhe trazer desconforto, insegurança ou causar acidentes. Antes de manejar o animal, para qualquer que seja o objetivo, precisamos analisar o ambiente e as instalações que temos a disposição e, dentro do possível, tentar minimizar as chances de problemas. As instalações normalmente são fixas e difíceis de serem alteradas. Uma vez construídas, sua dinâmica será a mesma por muitos anos, até que se faça possível uma reforma. Por isso a importância de um bom planejamento na construção das instalações rurais adequadas, com as corretas dimensões, posicionamento e materiais – a ideia é utilizar as instalações a favor e em benefício do animal e nunca o contrário.
Já no caso do ambiente, de uma forma geral é possível realizar modificações a favor do manejo. Um exemplo simples consiste em objetos pendurados ou colocados próximos ao local onde o animal será manejado. Muitas vezes um Um exemplo simples consiste em objetos pendurados ou colocados próximos ao local onde o animal será manejado. Muitas vezes um jaleco, uma sacola, um barulho ou contrastes de luz e sombra podem causar reações intensas de medo nos equinos, dificultando o manejo dos mesmos. Eliminar essas variáveis é primordial para prevenir reações indesejadas dos animais e acidentes.


Comentários