Necessidades dos Equinos - Parte 3
- Marina Pagliai F. da Luz
- 17 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
3) Necessidades Sociais
Cavalos são animais extremamente sociais. A sua sobrevivência ao longo da evolução se apoiou nessa característica. Um cavalo sozinho pode ser facilmente predado, enquanto o grupo unido se torna forte e dificilmente sofre ataques. Portanto, a estrutura social dos cavalos é hierárquica e não territorial, o que significa que cada indivíduo ocupa uma posição importante no grupo. Mais importante até do que a união em grupo é justamente o nível de coesão entre os indivíduos. Um grupo forte é aquele no qual os conflitos e disputas são raros e, quando ocorrem, surgem de formas amenas.
A hierarquia é um processo natural e inato no cérebro dos equinos. A interação uns com os outros, a formação de vínculos duradouros, o aprendizado social e a necessidade de buscar suporte emocional no grupo são características importantes da espécie. No ambiente doméstico, muitos desafios nesse sentido são impostos aos cavalos. Talvez o pior deles seja justamente o isolamento social. Sistemas de criação em baias com limitado ou nenhum acesso a interação social tem um potencial muito alto de influenciar negativamente a qualidade de vida do animal, além de prejudicar suas habilidades de comunicação e cognição social. Cavalos que não tiveram a oportunidade de socializar durante a seu crescimento, normalmente desenvolvem comportamentos mais agressivos com outros animais (Christensen, Ladewig, Søndergaard e Malmkvist; 2002). Cavalos estabulados em duplas aprensentam significativamente menos comportamentos anormais e melhor escore corporal (Visser, Ellis e Van Reenen; 2008).
Suporte social é extremamente importante para os cavalos, principalmente potros e animais jovens em fase de amadurecimento. Animais que são isolados ou incorretamente socializados apresentam dificuldades no desenvolvimento cognitivo social, podem se tornar mais agressivos e difíceis de manejar. O isolamento deprime os cavalos, levando a dessensilização do eixo hipotalâmico devido a liberação de hormônio adrenocorticotrófico e cortisol.


Comentários