Sentidos dos Equinos - Parte 4: Paladar
- Marina Pagliai F. da Luz
- 17 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Cavalos são animais extremamente seletivos e que buscam sempre os alimentos mais nutritivos. Possuem lábios móveis, com dentes incisivos superiores e inferiores com faces oclusais aplainadas que auxiliam na seleção de partes específicas dos alimentos. Os pré-molares e molares são unidades eficientes de trituração, facilitando a digestão da fibra - sua principal fonte de energia, vitaminas e eletrólitos.
Uma das modificações importantes durante o processo evolutivo dos equinos foi justamente o alongamento do focinho, aumento da quantidade de dentes, especialização dos dentes para trituração de alimentos fibrosos e desenvolvimento do sistema digestivo para melhor aproveitamento dessas fibras. Além disso, cavalos evoluíram como animais de movimento, caminhando cerca de 10-20 km (10-17h/dia), divididos em ciclos de pastejo e descanso. O tempo e o padrão de pastejo variam de acordo com as condições ambientais e disponibilidade de recursos, mas de uma forma geral a preferências dos equinos é pelas gramíneas - selecionando principalmente os brotos, que fornecem o maior aporte energético e proteico - esse comportamento chamamos de overgrazing. Atualmente, no ambiente doméstico, muitos dos comportamentos anormais são consequência da alteração do padrão normal de pastejo dos equinos, além da alteração da dieta. Esse tópico veremos com detalhes na aula "comportamentos indesejados e anormais".
Normalmente os cavalos apresentam aversão a sabores e cheiros que não reconhecem. Esse comportamento é uma defesa contra possíveis intoxicações. Outra estratégia, que tem uma ação antiparasitária, é o comportamento de latrina. Equinos separam as áreas de pastejo e as áreas de defecação. Normalmente áreas uniformes do pasto, que não foram pastejadas, são essas áreas de defecação.
Quanto as preferências de sabor, equinos normalmente apresentam preferência por alimentos doces. Segundo Daly et al (2012) essa preferência deve-se a presença de receptores no epitélio lingual e em células endócrinas. Alimentos levemente salgados também são bem aceitos. Menor preferência foi observada por sabores ácidos e amargos (Randall et al, 1978). Devido a essa preferência, os grãos (alimento concentrado) são bem aceitos pelos cavalos. Mas devem ser administrados com cautela, já que quantidades inadequadas podem causar problemas de ordem comportamental e fisiológica (distúrbios intestinais, obesidade, resistência à insulina e laminite).
REFERÊNCIAS
BLACK, M. 2006. Fit or Fat. America’s Horse Oct. 2006:12
CAROL A Saslow (2002). Understanding the perceptual world of horses. , 78(2-4), 209–
224. doi:10.1016/s0168-1591(02)00092-8
RANDALL, R. P.; SCHURG, W. A.; CHURCH, D. C.. Response of Horses to Sweet, Salty, Sour and Bitter Solutions. Journal Of Animal Science, [S.L.], v. 47, n. 1, p. 51-55, 1 jul. 1978. Oxford University Press (OUP). http://dx.doi.org/10.2527/jas1978.47151x.


Chinese Laboratory Equipment Shipment
No.1 Solar Energy Solution Company in Pakistan
Solar Cleaning Services in Karachi
Buy Pickles and Sauce, Snacks and pani puri Online
Local SEO and small business SEO Services
Save Any Thumbnail from YouTube Video
Instagram Video and Reels Download Tool
yt1, yt2, yt3, yt4, yt5, yt6, yt7